domingo, 10 de novembro de 2013

AES, EDF, EDP, Furnas e ENEX têm interesse em leilão da hidrelétrica Três Irmãos, da CESP



O leilão que escolherá uma nova empresa para operar a hidrelétrica Três Irmãos, que hoje pertence à CESP, atraiu o interesse de grandes players do setor elétrico. A usina é a primeira concessão vencida a ser licitada depois que o governo decidiu prorrogar a concessão apenas de empresas que aceitassem uma tarifa bem menor. O certame está marcado para janeiro de 2014.

A francesa EDF, a americana AES, os portugueses da EDP (que hoje tem como sócio um grupo chinês, a Three Gorges), a estatal federal Furnas e a empresa de operação e manutenção de sistemas elétricos ENEX O&M participaram da consulta pública aberta pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) para estudar como será feito o leilão. (Detalhe: A ENEX, pede uma mudança na regra, uma vez que as atuais exigências da licitação a desclassificam).

Os investidores também se mostram presentes por meio da APINE, associação de empresas geradoras. Além disso, a CESP também pode tentar ficar com o empreendimento.

Nas consultas, porém, todos colocam dúvida sobre o formato do leilão, a remuneração pelo serviço e outros aspectos técnicos. Um dos pontos que preocupa é o ponto de que uma turbina da usina está quebrada. O custo de reparo será incluído na receita?

Apesar de um Grupo de Trabalho formado pelo governo ter estudado desde 2008 como seria feita a renovação ou relicitação das concessões de energia que venceriam a partir de 2012, ainda restam muitas dúvidas sobre o leilão de hidrelétricas existentes. Até mesmo questões trabalhistas podem gerar custos para o futuro concessionário. Os sindicatos dos atuais trabalhadores da hidrelétrica querem garantir o emprego das equipes que operam a usina.
A consulta pública da ANEEL ficou aberta até 29 de outubro. A agência reguladora vai precisar correr para cumprir a data prometida pelo governo para o leilão, uma vez que ainda não foi aberta audiência pública sobre o edital da licitação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário